quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Apagão na linha do Equador.

Tricolores de todo o mundo, o que posso dizer a respeito de nossa situação na Copa Sulamericana é somente uma coisa: acreditem. O Fluminense novamente foi dominado na maldita altitude de Quito, lugar onde o futebol é impraticável, e foi goleado pela LDU por 5 a 1, de virada. Tudo começou lindo para o Flu, que com menos de 1 minuto de jogo, já havia aberto o placar, com Marquinho, após rebote do poderoso chute de Fred. A partir daí, o Fluminense tentou neutralizar as jogadas aéreas do adversário, mas não contava com o décimo segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo elemento: os gandulas. Jogavam bolas no campo sem sequer a bola do jogo ter saído do campo, para apressar as jogadas da equipe local. Porém, arremessavam essas bolas metros a frente de onde tinha sido cometida tal infração ou um lateral a favor, prejudicando a equipe tricolor, que ficava parada olhando acontecer esse fato inédito no futebol. O árbitro não tomou providência alguma, e o gol de empate da LDU não poderia ter saído de outra forma, a não ser desta maneira irregular. Falta marcada a favor da LDU, inexistente ao meu ver. Um gandula joga a bola a no minimo 20 metros a frente de onde havia sido cometida a possível falta. A bola do jogo estava em campo, ainda. O jogador da LDU cobra a falta com a bola rolando, e ainda por cima, o jogador Marquinho estava caído no gramado pedindo atendimento médico. O juiz indo em direção a jogada para marcar a infração e apontar onde deveria ficar a barreira, bem como ver o estado do jogador do Fluminense, repentinamente, autorizou a cobrança irregular da falta, que originou o gol de empate. A partir daí, o time local comandou o jogo e venceu com justiça, apesar das condições climáticas e fisiológicas da partida.

Mas quero dizer que nada é impossível, e assim como era impossível o Fluminense escapar do rebaixamento, e hoje, encontra-se numa situação onde só depende de suas forças para permanecer na série A, vejo a mesma dificuldade do Fluminense reverter esse jogo. Não existe impossível para o Fluminense. É bom o time adversário vir para o Rio achando que vai passear e levantar a taça. Mas eles não sabem o que esperam. O Fluminense vai entrar em campo com sangue nos olhos, comandado por Cuca, que discutiu com o jogador Bieler da LDU, e prometeu que semana que vem tem volta. Um calor infernal também será um ponto positivo a favor da equipe tricolor, já que os equatorianos vão sentir a alta temperatura, prejudicando a condição fisica deles em campo. O ideal, para efeito comparativo de condição adversa a que o Flu jogou ontem, seria a partida ser realizada às 14 horas, em Bangu, lugar onde se registra as mais altas temperaturas no Rio de Janeiro. Talvez assim, pudesse chegar perto de todo o drama de altitude que o Fluminense teve que enfrentar na noite de ontem. Mas mesmo assim, povo tricolor, acreditem. Há algo guardado a nós para essa final, apoiem o time que vocês poderão ser recompensados. O Fluminense é grande demais, e gosta de enfrentar o impossível. Aqui nada se conquista com facilidade, o sofrimento é sempre grande, mas vence o Fluminense, pois quem espera sempre alcança. É muito fácil falar que o título está perdido, que o Flu foi humilhado em Quito, mas ninguém sabe do poder do Fluminense para a próxima partida. Não cabe aqui, nem a mim, entrar na discussão de que o futebol é impraticável na altitude, ainda mais após um revés do time do coração, mas é algo a se pensar, e principalmente, a se atualizar no mundo do esporte. Afinal, basquete, vôlei, golfe, tênis, são praticados na altitude? Resposta: Não. Aliás, a Europa não considera jogos na altitude como oficiais.

Hora de repor energias, o time deve estar muito cansado, mas o Maracanã estará lotado domingo para o jogo contra o Vitória. O time vai contar com o apoio do torcedor, que desde já convido a ir ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, vulgo Galeão, para recepcionar o Fluminense da chegada de Quito, com apoio e fé. E que domingo o Flu vença o Vitória, e saia da zona de rebaixamento, para então na quarta-feira, jogar a VIDA por esta final.

Liga, pode esperar. A tua hora vai chegar. (Tá chegando!)

Saudações tricolores.

----------------------------------------------------------------------------------
Estatísticas 2009:
67 jogos (26 Vitórias; 21 empates; 20 derrotas)
91 gols a favor
87 gols contra

Gols:
Fred - 20
Conca - 10
Alan - 9
Thiago Neves - 8
Maicon;Kieza - 6
Luiz Alberto; Éverton Santos - 5
Gum- 4
Roni; Tartá - 3
Mariano; Ruy; Maurício - 2
Marquinho; Equi; Fábio Neves; Carlos Eduardo; Diguinho - 1

Assistências:
Conca - 16
Maicon; Thiago Neves - 8
Fred; Mariano - 6
Marquinho - 4
Adeílson; João Paulo - 3
Kieza; Roni; Edcarlos; Diogo; Tartá; Éverton Santos - 2
Equi; Rafael; Fábio Neves; Luiz Alberto; W. Monteiro - 1
----------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: